Blog

ELEIÇÕES 2020: A importância do marketing digital político para a sua candidatura

ELEIÇÕES 2020: A importância do marketing digital político para a sua candidatura

Uma campanha política não pode ignorar os milhares de internautas, que também são seus eleitores.

Com a popularização do acesso à Internet, o marketing digital político se tornou uma poderosa ferramente de comunicação, principalmente nas eleições. A mídia online tem grande poder na formação de opinião dos eleitores, em grande parte através das redes sociais. É previsto um grande investimento no Marketing Digital Político para as eleições deste ano, inspirado nas Eleições de 2018, onde o marketing digital foi protagonista na vitória pelo principal cargo executivo do país.

A comunicação empresarial ou social, sofrem mudanças significativas ao longo do tempo, e na comunicação política não seria diferente. Um dos motivos pelo qual o Marketing Digital Político passou a ganhar espaço é o excelente custo-benefício, quando colocamos na balança a verba, números de pessoas alcançadas e segmentação.

A mídia paga nas redes sociais por exemplo, conta com um diferencial importantíssimo: a segmentação de públicos por interesse. Por exemplo, é possível que um candidato apresenta uma proposta de campanha para um determinado bairro, e que a mesma seja disseminada por aquela região várias vezes na semana. Já quando o assunto é Fake News, as redes sociais possibilitam a defesa e argumentação do candidato em seus próprios canais em tempo real, podendo assim conduzir com maestria uma gestão de crise.

Mas não se engane! Um dos grandes erros dos políticos brasileiros é acreditar que a gestão das redes sociais pode ser realizado por qualquer pessoa. O Marketing Digital Político é exige profissionais capacitados e de olho nas tendências. O que exige muito estudo e conhecimento técnico das plataformas. Confiar em que se aventura nesse meio por mera conveniência ou oportunismo, tem como consequência uma campanha fadada ao fracasso.

O candidato não pode ignorar os milhares de internautas, que também são seus eleitores. Esse é o momento certo de entender que o seu eleitor mudou, e os fatores decisores de votos também. Portanto, é fundamental que o posicionamento e a reputação online dos candidatos sejam construidas o mais rápido possível. Não deixe para executar uma campanha de última hora, procure por um bom profissional e faça um planejamento estratégico que te proporcione total controle da sua campanha digital.

Faça do Marketing Digital Político seu aliado.

Orival Centenaro Junior
Consultor em Marketing Digital Político

Graduado em Publicidade e Propaganda com Especialização em Marketing Digital Político pela ESPM.