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Como decolar o seu negócio na crise?

Como decolar o seu negócio na crise?

É em meio a crise que muitos negócios se renovam

Muitos gestores que estão à frente dos negócios temem os períodos de crise. Esse medo é super compreensível, já que a economia está instável e ninguém sabe ao certo o que nos espera no futuro. Mas você já parou para pensar que é justamente nos momentos de crises que temos a oportunidade de crescer? Essa é a melhor hora para pontuar os erros e entender quais são os seus diferenciais do mercado, assim é possível traçar novas estratégias e ganhar novas oportunidades no mercado.

Alguns pontos são fundamentais para melhorar a entrega do seu produto ou serviço ao consumidor. Pensando nisso, separamos algumas dicas:

– Tenha excelência no atendimento

Atender o seu cliente da melhor forma possível é indispensável tanto para o físico como para o digital. O atendimento é primeiro contato do cliente com a sua empresa e ele tem que transparecer a cara do seu negócio. Procure utilizar diversos canais como telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais. Mas, o mais importante é que o atendimento esteja sempre disponível de acordo com o seu horário de trabalho e resolva com maestria os problemas dos clientes.

– Seja o seu maior e melhor motivo

 Em tempos de crise, nossa saúde mental tende a ficar mais frágil e muitos gatilhos começam a surgir. Mas lembre-se, você deve ser o fã número 1 do seu negócio pois se nem mesmo você acredita, quem irá comprar sua ideia? Além de se sentir motivado você precisa transparecer isso para a sua equipe, busque ferramentas e alternativas para que isso aconteça.

– Construa parcerias

Depois de analisar o seu negócio e conhecer o que ele realmente precisa, é possível fazer parcerias no mercado tanta para agregar ao seu negócio, como para promover o corte de gastos. Converse com empresas locais e construam uma boa relação em tempos de crise, o mercado tem espaço para todo mundo e juntos vocês podem crescer e obter ainda mais lucro oferecendo serviços de qualidade e complementares.

– Invista nas suas redes sociais

Atualmente as redes sociais são a primeira opção do consumidor para consultar a procedência de produtos ou serviços. É claro que existem outras formas do seu cliente chegar até você, mas com certeza as redes sociais ocupam uma grande parcela na formação de opinião do consumidor, além de ser uma ótima ferramenta para manter o relacionamento com o cliente e receber feedbacks. O trabalho nas redes sociais precisa ser feito de maneira correta para obter resultados, por isso investir em marketing não é gasto, é investimento! E com retorno garantido quando se alinha tempo com experiência.

– Foque na experiência do consumidor

Com todos esses pontos alinhados, o seu cliente vai se sentir preparado e motivado para adquirir seu produto ou serviço. Tudo deve ser pensado para que ele chegue da melhor forma até você e principalmente, para que ele se torne fiel a sua marca.

Mariane Batista
Graduada em Publicidade e Propaganda

Redatora na Centenaro Propaganda